quinta-feira, 21 de maio de 2009

TRÊS IMAGENS DA BÍBLIA

Em primeiro lugar, sabemos que a Bíblia não caiu do céu já prontinha e feita. Deus não entregou a Bíblia de presente, num pacote bem embrulhado, mesmo que poderia ter feito. Ele podia, mas não o fez. Tanto é assim que temos imagens bem diferentes da Bíblia e de como ela se formou. Vejamos algumas dessas imagens: três!

1. A Bíblia, fita de vídeo

A Bíblia seria como uma fita de vídeo dos acontecimentos todos desde o início da criação (Gênesis) até à Cidade Nova, o Novo Quilombo: a Nova Jerusalém (Ap 21-22).

A Bíblia toda seria um documento histórico, em primeiro lugar. Já houve pessoas que alertaram para esse tipo de leitura e a dificuldade para interpretar, do ponto de vista histórico, passagens do Êxodo ou Josué.
Dessa imagem ou de outras semelhantes, segue-se um jeito de interpretar a Bíblia: Pegar tudo ao pé da letra.
Muitas páginas já se escreveram sobre isso. Para algumas pessoas a dificuldade maior, na hora de interpretar a Bíblia, seria como saber quando pegar ao pé da letra - mesmo que a letra não tenha pé!- e quando não!

2. Bíblia vista como farmácia

A Bíblia é vista, às vezes, como uma farmácia. Chega lá e apenas olhar o título sobre a porta: Toda coisa lá dentro é a mesma coisa. Tudo, pra nós, é remédio, simplesmente remédio e mais nada. Pedimos o remédio que está na receita e acabou!
Fazendo assim, acaba-se matando a memória plural e popular de séculos de história; aquela memória de caminhada que o Povo de Deus nos deixou em herança.
A Bíblia é a rica experiência de um povo que estava convencido de que nos acontecimentos Deus estava moldando o seu destino. Deus lhe confia uma missão, com grande horizonte pela frente, mesmo que o povo mostre, às vezes, uma visão interesseira e curta.

3. Bíblia, "um pão muito grande!"

Algumas pessoas foram acostumadas a ler a Bíblia pegando um pedacinho cá, outro lá. Lêem apenas alguns trechinhos: Pegam pequenas migalhas, como se de um grande pão se tratasse!
Esta maneira de ler não é só de hoje. É muito antiga. Tem muitos admiradores. Quem gosta de ler só o Novo Testamento; outro só alguns trechos do Antigo Testamento. Outros preferem ler só o Apocalipse ou frases escolhidas por sorte, fechando os olhos... ou de qualquer outro jeito.
Contava-me um amigo. "Eu fecho os olhos, abro a Bíblia e lá vou eu!" Mas uma vez esse meu amigo abriu o Evangelho e pegou aquele trecho da morte de Judas: "... e Judas foi e enforcou-se!".
Acabada aquela leitura repetiu a dose e do mesmo jeito: fechou os olhos, se concentrou e abriu de novo o evangelho: pegou o finzinho de algo desconhecido: "Vá agora e faça a mesma coisa!".
Meu amigo tomou um susto tal que nunca mais repetiu a metodologia acostumada.
Você já contou história para criança começando pela metade? Você já escutou piada omitindo o final? E por que fazer isso com a Palavra de Deus?
Dessas várias imagens ou visões da Bíblia, seguem-se "leituras" e "práticas" pastorais concretas que não levam em conta toda a complexidade e riqueza da Palavra de Deus.
Aos poucos, vamos ver tudo isso. Fique acompanhando!

Nota Importante: Estamos com uma campanha para ajudar a Fundação João Paulo II (Canção Nova). Como sabem o blogger tem o adsense, onde se você clicar nos anúncios do blog, seus cliques são revertidos em dinheiro. Declaramos aqui que o cheque de 100 dolares do adsense, será revertido para a Fundação João Paulo II, então faça sua parte! Vamos ajudar a Canção Nova, apenas clique nos anúncios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião!!!

Pesquise em Nova Geração em Cristo