sexta-feira, 1 de junho de 2012

O que você não sabe sobre a vinda do Espírito Santo em Atos dos Apóstolos Capítulo 02.

Amados, peguemos a Bíblia em Atos 2.
           No primeiro versículo as Sagradas Escrituras nos mostram que "Quando chegou o dia de Pentecostes, os discípulos estavam todos reunidos no mesmo lugar". Ou seja, os discípulos estavam vivendo um tempo de espera, segundo a ordem de Nosso Senhor. E eles só esperavam, pois acreditaram na promessa. O fato de estarem se reunindo sempre num mesmo lugar, nos transmite a perseverança que os discípulos tinham. Mesmo com medo eles eram perseverantes. E alcançaram a graça.

            "Quando ouviram o ruído, reuniu-se a multidão, e todos ficaram confusos, pois cada um ouvia os discípulos falar em sua própria língua."O que devemos notar nesta passagem, é que a multidão que estava naquela parte da cidade, se reuniu quando ouviram o barulho, o ruído do vento impetuoso. Eles estavam dispersos. Muitos vieram de várias outras regiões para visitar o Templo de Jerusalém, porém podemos dizer que cada família, cada grupo de peregrinos, tinham seus sonhos, suas realidades, suas ideias. Mas quando se ouviu o ruído, se reuniram. Instintivamente sabemos que juntos temos maior chance de sobrevivência. Juntos somos mais. O mundo moderno nos remete ao individualismo. É como se o homem tivesse chegado no auge de sua evolução, de modo que ele só, se baste por si mesmo. Como se não precisasse nem de Deus.
             A oração que fazemos a Deus é: "Que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito". Meus caros, só na união fraterna, pode-se começar a dar espaço para a ação de Deus, de modo que, ele comece a agir por meio de seu Espírito Santo. Era o mesmo Espírito que fazia todos entenderem as palavras dos seguidores de Jesus.
             Vê-se claramente no Atos dos Apóstolos que Pedro conduzido pelo Espírito Santo começa a assumir a missão que Jesus deu. Inspirado pela infalível sabedoria divina ele fala sobre a profecia de Joel. As realidades de hoje vão minando nossa esperança e nossa fé. E com o passar do tempo nós vamos vendo nossos sonhos ficando para trás. Vamos envelhecendo. Mas a profecia de Joel trás para nós da parte de Deus um avivamento, de maneira que os anciãos voltem a sonhar. É disso que precisamos. Nós muitas vezes não sabemos o que precisamos, mas quando estamos diante daquilo que necessitamos, aí vem a confirmação. Precisamos de um avivamento no Espírito.
            Pedro continua, falando à multidão sobre Jesus Cristo, sua morte e ressurreição e como isto estava  já prenunciado nas escrituras. Antes os apóstolos não conseguiam ver isso. Analisando a caminhada dos discípulos de Emaús, vemos que o coração deles ainda não estavam abertos ao entendimento do que foi escrito pelos profetas. E Jesus revela a eles. Pelo evangelho de João, vemos que Jesus disse que os discípulos ainda não poderiam suportar todos os ensinamentos, mas que o Espírito Santo iria revelar pouco a pouco todas as coisas. E aqui vemos o cumprimento das promessas do Senhor na pessoa de Pedro.
          "37.Quando ouviram isso, ficaram com o coração compungido e perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: “Irmãos, que devemos fazer?”38.Pedro respondeu: “Convertei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para o perdão dos vossos pecados. E recebereis o dom do Espírito Santo.

39.Pois a promessa é para vós e vossos filhos, e para todos aqueles que estão longe, todos aqueles que o Senhor, nosso Deus, chamar”. O apóstolo Pedro mostra o caminho para a abertura ao recebimento dos dons do Espírito Santo e acrescenta que a promessa são para aquele povo, seus filhos e para todos os que estão longe, todos os que o Senhor chamar. Logo, todas as nações, povos e raças que estavam longe geograficamente do local também deveriam receber o mesmo dom. Hoje Deus chama a cada um de nós, e quer chamar todos os que estão afastados espiritualmente d'Ele. E Deus quer dizer hoje: "A promessa é para você também. Para seus filhos, seus pais, seus amigos. Deixe meu Espírito agir em você também".

           Com muitas outras palavras ainda, Pedro lhes dava testemunho e os exortava, dizendo: “Salvai-vos desta geração perversa!” Este é um conselho para nós. Nos salvarmos desta geração perversa, significa andar em meio às pessoas que não vivem segundo a vontade de Deus, porém não compactuarmos de suas práticas. Mas antes, sermos testemunhas, e ganharmos nossos irmãos para Deus.
            E quanto a nós irmãos? Será que estamos sendo perseverantes? Será que estamos vivendo a unidade? Estamos clamando o avivamento que só o Espírito pode nos dar, ou estamos agindo pelos nossos próprios meios? Será que ao escutar a palavra de Deus nos abrimos ao arrependimento como os primeiros daquela época, ou ficamos indiferentes? Oremos a Deus para que seja atualizado em sua Igreja o acontecimento de Atos 2.
Oração: Senhor, dá-me a graça da perseverança. Que o Espírito Santo que veio aos apóstolos, desça sobre mim também, e me dê o avivamento que preciso. Unido aos meus irmãos Senhor, eu possa não ficar confundido pelo mundo, mas firme na sua promessa. Dá-me um coração contrito, para que eu possa dar o primeiro passo à abertura ao seu Espírito e revele a mim também sua vontade. Tudo isso vos peço ó Jesus, que reinais com o Pai e o Espírito Santo, amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião!!!

Pesquise em Nova Geração em Cristo