sexta-feira, 18 de novembro de 2011

O que é a Canção Nova?


Para quem quer conhecer mais sobre a Canção Nova, pode entrar no portal www.cancaonova.com e no menu esquerdo, acima  da seção Canais, clicar em Quem Somos.

Abrirá uma página parecida com a imagem acima. Nesta página você pode conhecer mais sobre a Comunidade Canção Nova.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Material da Campanha da Fraternidade 2012


Os preparativos para a CF2012 está aí. Lembrando que a Campanha é para ser refletida o ano inteiro e não apenas na quaresma. Estamos disponibilizando o link para o site da Paulus, para quem quiser adquirir (comprar) o material:
Compre com a Paulus

Outras cifras para quarta-feira de cinzas e Quaresma acessem:

Músicas para Quarta-Feira de Cinzas e Quaresma

Download do Livro Louvemos o Senhor Completo e Cifrado

Música de Animação para Retiros

A Perseverança do Músico em seu sonho

O que é CEB?

Define CEB: (Comunidade Eclesial de Bases), comumente usado no plural CEBs.
Olhemos com carinho este conceito e carisma, já que nosso Bispo Diocesano Dom Benedito Beni em seu último documento com as diretrizes pastorais (à luz do documento de aparecida) disse que a Igreja deve ser comunidade de comunidades.


As CEBs são comunidades, uma reunião de pessoas que vivem na mesma região e possuem a mesma fé. São eclesiais, porque estão unidas à Igreja. São de base porque são constituídas de pessoas das classes populares. Localizam-se em geral na zona rural e na periferia das cidades. Organizam-se em torno das paróquias ou capelas por iniciativa de leigospadres oubispos.
Segundo Frei Betto,[1] as CEBs são uma nova forma de organizar a pastoral. Tradicionalmente, a pastoral da Igreja Católica é organizada em torno das paróquias. As CEBs permitem que a organização paroquial se dê através de comunidades menores, onde os membros podem estabelecer laços comunitários entre si. Assim, as paróquias podem se tornar verdadeiras comunidades paroquiais.
Deve-se ressaltar que as Comunidades Eclesiais de Base não são homogêneas, dada a diversidade social e geográfica e as formas distintas de compreender e viver sua inserção eclesial e sua participação na sociedade. Correspondem a uma organização descentralizada, diferentes entre si, como resposta aos desafios sociais e eclesiais concretos. Não possuem secretariado nacional, mas uma "comissão ampliada" que faz a ponte entre os encontros nacionais (Encontros Intereclesiais) entre as igrejas particulares.[2]
Entretanto, segundo Bingemer,[3] é possível detectar quatro traços distintivos de uma CEB:
  • O primeiro traço é a territorialidade: são pessoas que se reúnem por proximidade geográfica. Esta proximidade está na origem da discussão e reivindicação por serviços básicos (água, saneamento ou melhorias no bairro).
  • Círculos bíblicos: os grupos se reúnem para leitura e reflexão da Palavra de Deus e confrontá-la com a vida cotidiana. Muitas comunidades iniciaram a partir destes círculos bíblicos e passaram a organizar celebração dominical, com ou sem sacerdote.
  • Participação e discussão dos problemas comunitários em conselhos ou assembléias, com ampla participação dos membros.
  • A partir das necessidades das comunidades, foram surgindo diversos ministérios leigos ao longo da história das CEBs: ministros da Comunhão, ministros das pastorais específicas ou grupos de alfabetização de adultos, hortas comunitárias, clubes de mães.
A partir da reflexão sobre os problemas da família, do trabalho e do bairro, as CEBs ajudaram a criar movimentos sociais para organizar sua luta: associações de moradores, luta pela terra e também o fortalecimento do movimento operário.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

2 a cada 5 jovens preferem internet a sair com os amigos


A internet é o recurso mais valioso de sua vida? Pense bem antes de responder: é mais perigoso passar um tempo offline do que ficar sem comida ou até respirar? Um estudo conduzido pela Cisco fez perguntas similares para jovens de até 20 anos que moram em 14 países diferentes (incluindo o Brasil). Os resultados foram bastante curiosos, pois mostram a importância dos eletrônicos na vida dos adolescentes de hoje.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Reflexão de Corpus Christi


Vamos ler antes a matéria de apoio: História de Corpus Christi

Devemos ler também sobre o milagre eucarístico de Lanciano: Ver Milagre Aqui

Ler evangelho:

- João 6,51-71

Ofício composto por São Tomás de Aquino / Seqüência - "Lauda Sion" em Português




Terra, exulta de alegria,
louva teu pastor e guia
com teus hinos, tua voz!

Tanto possas, tanto ouses,
em louvá-lo não repouses:
sempre excede do teu louvor!
Hoje a Igreja te convida:
ao pão vivo que dá vida
vem com ela celebrar!

Toco na missa, como obter apoio?



Continuando nossa seção de posts que tenta apresentar um pouco mais do Portal CN, hoje trago uma questão que é motivo de dúvida frequente. Como o músico iniciante obter apoio para tocar na missa?
Sabemos que neste ponto os evangélicos ganham da gente, fornecendo treinamento, infraestrutura e muito mais. Porém a Canção Nova tenta transmitir um pouco da vivência de seus músicos em seu portal, na barra lateral direita em canais, opção: música. Ou acessem este link: musica.cancaonova.com
Lá você encontra cifra e áudio do salmo dominical. Letras e cifras com trechos de áudio dos cds lançados pelo DAVI(Departamento de Audio Visuais da Canção Nova). Há também músicas para mp3 para download.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Salas de Bate-Papo Cristão onde encontrar?


Muitas católicos curtem um bate-papo na internet, porém não encontram salas específicas para a galera de mesma crença religiosa. A Canção Nova disponibiliza em seu portal o aplicativo Chat CN que recebeu reformas há alguns meses atrás.
Com ele você pode cadastrar uma conta e usar salas como: amizades, PHN, oração entre outros.
As salas contam com recurso de alteração de cor de nick, bate-papo reservado, smiles entre outros.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Namoro à distância. Será que dá certo?


Roselaine Iria
Repórter Canção Nova



Confira o "Tem jeito" apresentado durante o Repórter Canção Nova deste domingo, 30. A nova apresentadora do programa, Roselaine Iria, fala sobre namoro à distância.

Roselaine responde à carta de uma jovem que namora à distância há dois anos e pergunta se o casamento seria uma alternativa para resolver essa questão. Um fator que preocupa é que apesar do longo tempo de namoro, o casal costuma ter brigas frequentes nos poucos dias que conseguem estar próximos.

A apresentadora conversa com especialistas e ouve experiências para mostrar que Tem Jeito. 

Pesquise em Nova Geração em Cristo