segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Calendário Segundo Semestre Fechado!

CALENDÁRIO SEMESTRAL DO GRUPO NOVA GERAÇÃO EM CRISTO

Junho
21 – 10h30 – O outro lado. 1 Cor. 12,12-27 Sl 133


Julho


05 – 10h30 – Tudo é permitido, mas nem tudo é oportuno. 1Co 10, 23-33
12 – 10h30 – Combatentes como São Paulo – Trechos das cartas
19 – 10h30 – O AMOR DE DEUS – Não Pequeis! Mas se pecar lembre-se que tem um intercessor junto ao Pai 1 Jo 2, 1-6

26 - 10h30 - O AMOR DE DEUS – Ainda que se esqueçam de ti, Jamais te esquecerei

Agosto

1 – Missa cantada pelo grupo de Música NGC (Nova Geração)

2 – 10h30 – Grupo de Jovens – JESUS – O Amor e a Resposta de Deus Jo 3, 16 – 17 Jo 5, 20-21
19h00 – Participação do Grupo na Novena do Bom Jesus. Momento pós-comunhão com dança organizado pelo grupo.

8 – 20h30 – Show com Banda Geração 7.7 na Novena do Bom Jesus

9 – 10h30 – Quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós I. Rm 5, 1-2. 5-10

16 – Visita do Grupo Resgatando para Cristo em Nossa Paróquia. Quem nasce da água e do Espírito se torna uma Nova Geração Jo 3, 1-8

23 – 10h30 – Quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós II. Rm 5, 1-2. 5-10

30 –10h30 – Descanso

Setembro

06 - 10h30 – Onde abundou o pecado superabundou a graça. Rm 5, 14-20

13 – 10h30 – No meu eterno amor tenho compaixão de ti. Is 54,7-10

20 – 10h30 – O Senhor não esquece sua aliança, sua promessa Ex 2, 23-25 Ex 3, 1-8 Ex 6, 5.7 (Jesus manda teu espírito – música)

27 – 10h30 – Suas orações foram ouvidas na presença da glória de Deus. Tobias 3, 1-17 (tirar xerox da bíblia infantil)

Outubro

4 – 10h30 - Quem é Jesus? – O Senhor o procura e tem saudade de você. Adoração JOVEM ao Sssmo. Sacramento. (Êxodo 33,1-11).

11 – 10h30 Os anjos, santos, imagens e Maria.

18 – 10h30 – O Senhor por amor, dá a conhecer a seu povo a salvação, com o perdão dos pecados. Lc 1, 5-20. 57-80

25 – 10h30 Um jovem que disse sim ao Amor de Deus I Sm 16, 1-14 I Sm 17, 1-52

31 – Pode-se fazer um DNJ setorial com a I Cristoteca Setor Juventude Cruzeiro DJ Pantera.

Novembro

01 – Se tiver Cristoteca, dia 01 não haverá grupo. Se tiver: 10h30 Uma jovem moça que disse sim ao Amor de Deus Lc 1, 26-56

08 – Não existe Deus capaz de salvar, igual a Este. Dn 3, 1-24. 91-97

15 – 10h30 Fala Senhor, preciso ouvir tua voz, Eis aqui o teu Servo I Sm 3, 1-10. 19

22 – 10h30 Deus sabe tirar coisas boas de coisas ruins. E tem uma opção preferencial pelos excluídos. História de José do Egito Gn 37, 2 até Gn 46, 4.

28 – Sábado. Confraternização

Dezembro

5 – Sábado. Adoração e Intercessão ao Sssmo. Sacramento pelo I Retiro Nova Geração conduzido pela Pastoral Familiar.

12 e 13 – I Retiro NGC – Tema: Jovem! Você tem Valor! Lema: ****

15 – Início da Novena de Natal

20 – Viagem a Aparecida

27 – 20h Matriz: Nsa. Rosa Mística. Louvor em Agradecimento pelo Ano

Obs.: I O grupo se reúne regularmente aos domingos às 10h30 da manhã na Capela do Senhor Bom Jesus.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Afinal, o que é ser Paróquia Senhor Bom Jesus

Paróquia é o território e a população que está subordinada eclesiasticamente a um pároco. Também se aplica como sinónimo freguesia.

Igreja Católica Romana

Na Igreja Católica a definição de paróquia é dada pelo Código de Direito Canônico que declara: « Paróquia é uma determinada comunidade de fiéis, constituída estavelmente na Igreja particular, e seu cuidado pastoral é confiado ao pároco como a seu pastor próprio, sob a autoridade do Bispo diocesano. » (Cân. 515 § 1º). Determina ainda o direito canônico que « toda diocese ou outra Igreja particular seja dividida em partes distintas ou paróquias. » (Cân. 374 § 1º). Em geral as paróquias são circunscrições eclesiásticas territoriais que compreendem todos os fiéis de um determinado território. Entretanto há também as chamadas paróquias pessoais que são constituídas em razão de rito, língua ou nacionalidade dos fiéis de um território. (cf. Cân. 518) No magistério de João Paulo II «a comunhão eclesial, embora possua sempre uma dimensão universal, encontra a sua expressão mais imediata e visível na Paróquia: esta é a última localização da Igreja; é, em certo sentido, a própria Igreja que vive no meio das casas dos seus filhos e das suas filhas. » (Christifideles Laici, 26).


Logo o território do Bairro do Itagaçaba corresponde à Paróquia do Senhor Bom Jesus que é constituída de três comunidades.
A do São João Evangelista;
A da Matriz de Nossa Senhora Rosa Mística;
A da capela do Senhor Bom Jesus;


A sede administrativa da Paróquia, está localizada na capela do Senhor Bom Jesus. Embora os grandes eventos da igreja, por determinação da igreja deva acontecer na Igreja matriz da Paróquia.
O Senhor Bom Jesus é um caso interessante, pois a matriz não dá nome a paróquia, o que acontece em outros casos.

Nota Importante: Estamos com uma campanha para ajudar a Fundação João Paulo II (Canção Nova). Como sabem o blogger tem o adsense, onde se você clicar nos anúncios do blog, seus cliques são revertidos em dinheiro. Declaramos aqui que o cheque de 100 dolares do adsense, será revertido para a Fundação João Paulo II, então faça sua parte! Vamos ajudar a Canção Nova, apenas clique nos anúncios.

domingo, 9 de agosto de 2009

QUANDO ÉRAMOS AINDA PECADORES, CRISTO MORREU POR NÓS


Convido a pegarem a Palavra em Rm 5, 1-2. 5-10

A esperança não engana.
Enganar segundo o dicionário da língua portuguesa, é fazer crer o que não é; iludir, burlar, lograr, trair.
Deus derrama sobre nossos corações o amor paternal que emana dele por meio do espírito santo que nos foi dado.
Deus derrama propositalmente o seu amor, para que não sejamos egoístas, e que assim deixemos esse amor emanar de nós, e assim alcançar as outras pessoas. Como quando estamos sentados em uma mesa e um dos pés da mesa estiver mais baixo do que os demais, se você vier a derrubar algo por sobre a mesa, este vai direto para a direção de quem está sentado do lado do pé mais baixo, pois a gravidade, diga-se de passagem, foi criada por Deus também propositalmente, para que ficássemos presos a Terra, pois se não houvesse gravidade, nós sairíamos voando pelo espaço.
Assim também é o Senhor. Ele derrama grande quantidade de amor, muito mais do que podemos compreender, esse amor que em nós transborda é exatamente a quantia que nosso irmão necessita, muitas vezes, ele esta do nosso lado com problema sem amar ou ser amado. Em muitos casos temos o amor, mas não deixamos transparecer em nós.
Quando se segue o capítulo, Paulo vai dizer aos romanos que o pecado entra em nossas vidas através da falta de amor, muitas vezes nós somos egoítas e não apresentamos o verdadeiro amor para o próximo, e nem deixamos o amor de Cristo agir em nós.
Isso é ser mal, como já foi dito no começo da leitura, e isso nos leva a ser justo dependendo do caso. Jesus não veio a este mundo à toa, veio especialmente para os maus, estes que não deixam transparecer o seu amor inesgotável que há nele, mas antes ele se revela, para que os maus se convertam no amor de Deus através de seu filho Jesus, e assim serem membros de um seleto grupo dos que foram salvos por Jesus na cruz. Temos a revelação! Sabemos que somos humanos e por isso somos fracos, não de espírito, e muito menos de alma, mas sim de carne, e por conta desta fraqueza não damos nenhum passo para a salvação entrar em nossa vida. Temos que abrir mais a cabeça para as coisas de Deus, e perceber que tudo aquilo não foi apenas uma história que ficou guardado no passado, mas sim uma realidade de nosso presente.
Muitas vezes pensamos; Só por que somos jovens, nós achamos que há muito para viver. Mas gostaria de lembrar que muitos jovens também morrem precocemente, e se você morrer agora? Qual sua contribuição para o reino de Deus, que se faz presente todos os dias de nossas vidas desde que fomos fecundados?
Se observarmos o final da leitura proposta para nós hoje, São Paulo vem nos falar de um tal castigo divino. Um dos sinônimos para essa palavra segundo a língua portuguesa, é mortificação. Se essa mortificação chegar a acontecer na sua vida, será que suportaríamos tal martírio? Nós na verdade podemos imaginar a essa altura o que seria o tal castigo divino, e tenho certeza que não seria uma experiência muito da agradável.
Pode ser que o verdadeiro castigo divino foi Deus ter dado o livre arbítrio e por esse caminho nós enquanto muito fracos, nos afastarmos dele (tudo isso através do pecado). Lembrando que todos já estamos justificados pelo sangue de Jesus, com relação aos nossos pecados, porque conhecemos a verdade temos acesso a ela todo o tempo, e mesmo assim, no final de tudo, sermos castigados divinamente. Isso seria muitíssimo triste, pensamos; Um pai que nos ama todo o tempo e sempre nos consola e nos perdoa todas aquelas vezes que caímos, sempre que faltamos com a nossa parte com relação à fé, e sobre isso poderia citar muito mais exemplos.
Temos daqui em diante um compromisso, sabemos se não andarmos na fé e nos afastarmos de Deus, receberemos um castigo, deveremos viver dignamente na presença de Deus, no presente e no futuro, pois não sabemos que no minuto que se sucedera, estaremos vivos, pelo menos da forma que conhecemos à vida, para recomeçar, porque quando não estivermos mais na vida terrena, levaremos somente nossas ações na forma de atitudes, será muito triste se morrêssemos agora e não levarmos nada, certamente a maior tristeza seria recebermos o tal castigo divino.
Amém.

por Evanildo Gonçalves Barbosa. NGC.

Nota Importante: Estamos com uma campanha para ajudar a Fundação João Paulo II (Canção Nova). Como sabem o blogger tem o adsense, onde se você clicar nos anúncios do blog, seus cliques são revertidos em dinheiro. Declaramos aqui que o cheque de 100 dolares do adsense, será revertido para a Fundação João Paulo II, então faça sua parte! Vamos ajudar a Canção Nova, apenas clique nos anúncios.

Pesquise em Nova Geração em Cristo